Cegonha Medicina Reprodutiva

Funcionamento : Segunda a Sexta - 08h às 18h
  Contato : 31 2534-2710

Sintomas da endometriose

Você sabe como é possível identificar a Endometriose?

Conheça os sintomas dessa doença que acomete tantas mulheres.

Os sintomas da endometriose incluem:

  1. Dor
    A dor é o sintoma mais comum. Mulheres com endometriose podem sofrer diferentes tipos de dores, como:

    • Cólica menstrual muito dolorosa. Essa dor piora com o passar do tempo.
    • Dor crônica na região lombar e pélvica.
    • Dor durante ou após a relação sexual. Essa dor normalmente é descrita como uma dor “profunda” que é diferente da dor que a mulher sente na entrada da vagina quando a penetração se inicia.
    • Dor intestinal.
    • Movimentos intestinais dolorosos ou dor ao urinar durante os períodos menstruais. Em casos raros, as mulheres podem também encontrar sangue nas fezes ou na urina.
  2. Sangramentos ou corrimentos entre os períodos menstruais. Isso também pode ser causada por outras doenças que não a endometriose. Caso o sintoma ocorra com frequência, recomenda-se consultar um medico.
  3. Infertilidade ou impossibilidade de engravidar.
  4. Problemas (digestivos) estomacais, incluindo diarréia, constipação, inchaços ou nauseas, principalmente durante os períodos menstruais.

E quais são as causas da Endometriose?

Ninguém sabe ao certo o que causa a endometriose. Pesquisadores estão estudando as possíveis causas:

Problemas com o fluxo menstrual
O fluxo menstrual retrógrado é a causa mais provável da endometriose, que acontece quando o sangue menstrual, ao invés de sair do útero pela vagina, segue em direção às tubas uterinas e cavidade pélvica, espalhando-se sem ter por onde sair na menstruação.

O sangue menstrual contém células do endométrio e quando elas atingem outros órgãos como ovários, intestino ou bexiga aderem às suas paredes, crescem e sangram durante a menstruação, causando muitas dores.

Algumas mulheres podem ter o fluxo menstrual retrogrado sem desenvolver a endometriose, isso é normal, pois o seu sistema imunológico é capaz de impedir o crescimento das células do endométrio em outros órgãos. Em algumas isso não acontece e levando ao aparecimento da endometriose.

Fatores genéticos
Como a endometriose ocorre em famílias, ela pode ser herdada nos genes.

Problemas no sistema imunológico
Um sistema imunológico defeituoso pode falhar na localização e destruição do tecido endometrial que cresce fora do útero. Distúrbios do sistema imunológico e certos tipos de câncer são mais comuns em mulheres com endometriose.

Hormônios
O hormônio estrogênio aparece para promover a endometriose. Pesquisas investigam se a endometriose é um problema com o sistema hormonal.

Cirurgia
Durante um procedimento cirúrgico na região abdominal , como uma cesariana ou histerectomia, o tecido endometrial pode ser coletado ou movido por engano. Por exemplo, tecido endometrial tem sido encontrado em cicatrizes abdominais.

Fontes: womenshealth.gov e tuasaude.com

É necessário realizar o diagnóstico com um médico especialista para que seja analisado o estágio da doença e realizar o tratamento adequado, sobretudo naquelas mulheres com desejo de engravidar.

A equipe do Cegonha Medicina Reprodutiva, Instituto de Saúde da Mulher (ISM) e do Sigma Ultrassom possuem os melhores profissionais para diagnosticar e tratar a endometriose.

Agende sua consulta. Cuide de você.

Leia também:
Endometriose? Que doença é esta?
Como a endometriose pode afetar a sua fertilidade?

Compartilhe: