Cegonha Medicina Reprodutiva

Funcionamento : Segunda a Sexta - 08h às 18h
  Contato : 31 2534-2710

Blog do Cegonha: Notícias

STL e planos de saude sobre FIV

Você sabia que os planos de saúde não são obrigados a custear a inseminação artificial?

Segundo decisão do STJ, o plano de saúde não é obrigado a cobrir a fertilização in vitro, uma das técnicas de inseminação artificial.

Em abril, por decisão unânime, a Terceira Turma do STJ acolheu o recurso de um plano de saúde que questionava a obrigatoriedade de cobertura do procedimento de inseminação artificial, por meio da técnica de fertilização in vitro, solicitada por uma cliente.

Leia mais
post-dst-fertilidade

O que as DSTs têm a ver com a sua fertilidade?

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são causadas por diversos agentes e transmitidas, principalmente, por contato sexual sem proteção – por uma pessoa já infectada.

Geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

As DSTs possuem sintomas e consequências variáveis e os agentes causadores são diversos.

O que muitas pessoas não sabem é que as DSTs podem afetar a capacidade de ter filhos, particularmente nas mulheres. Se não tratada, mesmo uma DST assintomática pode eventualmente levar a um episódio de doença inflamatória pélvica (DIP), que é uma das principais causas de infertilidade evitável.

Leia mais
Fertilidade importa

Sua Fertilidade importa – Iniciativa de Educação em Fertilidade

Uma resenha sobre o vídeo educativo

“Sua fertilidade importa” é um curta-metragem educacional criado pela Iniciativa de Educação em Fertilidade, um grupo especializado da British Fertility Society. A animação é focada no público jovem que tem conhecimento sobre como NÃO engravidar mas que sabe muito pouco sobre os fatores que podem levar a infertilidade.

Leia mais
Espera difícil

A espera mais difícil

O período entre a transferência embrionária e o teste de gravidez pode parecer infinito. Confira algumas dicas que podem te ajudar a superar essa fase!

Duas semanas, aproximadamente, é o período de espera entre a transferência embrionária e o teste de gravidez. É o período que você tem que esperar para descobrir se você está grávida ou não, após um tratamento de Reprodução Assistida (RA).

Leia mais
Criopreservação gametas e embriões - Regulamentação

Criopreservação de gametas e embriões – Regulamentação e Legislação

Entenda como funcionam as regulamentações e a legislação da criopreservação no Brasil

No Brasil, até a presente data, não há legislação específica a respeito da criopreservação de gametas e embriões. Tramitam no Congresso Nacional, há anos, diversos projetos sobre Reprodução Assistida, mas nenhum deles chegou a termo.

Leia mais
Inteligência artificial e a FIV

Inteligência Artificial aprende a identificar melhores embriões em FIV

Entenda como a Inteligência Artificial pode ajudar na Fertilização in Vitro

Pesquisadores treinaram um software de inteligência artificial para classificar os embriões humanos com um alto grau de precisão.

No estudo publicado na NPJ Digital Medicine, um time multidisciplinar conduzido por pesquisadores na Cornell University in New York City em Nova York, demonstraram o uso de uma rede de conhecimento profundo do Google para classificar embriões com 5 dias de vida.

Leia mais
Endometriose versus fertilidade

Como a endometriose pode afetar a sua fertilidade?

A endometriose e a infertilidade estão intimamente relacionadas.

Segundo alguns estudos, entre 30-50% das mulheres com endometriose apresentam dificuldades para conceber. Uma mulher com endometriose tem sua chance de engravidar a cada mês (conhecida como taxa de fecundidade mensal) reduzida para apenas 2-10%, comparada à taxa mensal de fecundidade da população geral, que é 15-20%.

Leia mais