Cegonha Medicina Reprodutiva

Funcionamento : Segunda a Sexta - 08h às 18h
  Contato : 31 2534-2710

Blog do Cegonha: Artigos e Notícias

adenomiose

O que é a Adenomiose?

Entenda o que é essa doença e como ela pode afetar a sua fertilidade

A adenomiose pode ser definida como a presença de tecido endometrial no miométrio, ou seja, é uma condição em que o tecido do endométrio (células que revestem a parede uterina) está presente também na parede muscular interna do útero (miométrio).

Leia mais
mitos e verdades da endometriose

Endometriose: Mitos e verdades sobre a doença

Alguns fatos sobre a endometriose, doença que atinge quase 7 milhões de mulheres brasileiras em idade reprodutiva

Praticamente todas as mulheres já ouviram falar na endometriose, doença que acomete aproximadamente 176 milhões de mulheres em todo o mundo. Mas será que sabem o que é esta doença?

Leia mais
Avaliação Casal Infértil

Avaliação do Casal Infértil

Como é feita a avaliação do casal infértil? Como saber se você precisa de uma avaliação de infertilidade?

Essas e outras dúvidas serão esclarecidas neste artigo.

A propedêutica básica da infertilidade é realizada com a finalidade de avaliar as possíveis causas de o casal não conseguir gerar filhos.

Leia mais
maternidade após cancer de colo do utero

A maternidade após o tratamento do câncer de colo do útero é uma realidade, entenda como

Mulheres acometidas pelo Câncer de colo do útero podem ser mães APÓS o tratamento. Você sabe como isso é possível?

Primeiramente vamos entender o que é o câncer de colo do útero e como pode ser diagnosticado.

O câncer de colo do útero (região mais inferior do útero que se comunica com a vagina), também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

Leia mais
Tratamento câncer de próstata e infertilidade

A infertilidade devido ao tratamento do Câncer de Próstata

Apesar dos melhores esforços dos cirurgiões e oncologistas, é quase impossível para um homem manter sua capacidade de gerar filhos através de relações sexuais após o tratamento. Durante a prostatectomia, a próstata e as vesículas seminais são removidas. As vesículas seminais são duas pequenas estruturas que ficam na base da bexiga. Juntamente com a próstata, elas produzem o fluido que transporta os espermatozóides pela uretra e pelo pênis durante a ejaculação. A interrupção na produção do líquido seminal que acontece após a cirurgia torna a ejaculação impossível, portanto os espermatozóides não têm como sair fisicamente dos testículos para fertilizar o óvulo da mulher.

Leia mais
Infertilidade e cancer de prostata

Infertilidade masculina relacionada a um maior risco de câncer de próstata

Homens que, no passado, fizeram tratamento de fertilidade para terem filhos têm um risco maior de desenvolver câncer de próstata, segundo um estudo sueco.

Os pesquisadores descobriram que homens com infertilidade tinham mais chances de serem diagnosticados com o câncer de próstata nos anos após o tratamento de fertilidade, e eram mais propensos a desenvolver a doença em uma idade jovem, quando comparados aos pais que tiveram filhos naturalmente.

Leia mais
Dieta da Fertilidade

Mas afinal o que é a Dieta da Fertilidade que tantos falam?

Saiba como ela surgiu e como ela pode até mesmo ajudar na perda de peso

A dieta da fertilidade não é uma novidade, ela já existe a muitos anos e foi baseada em um estudo iniciado em 1991 e realizado com aproximadamente 18.000 mulheres, por 8 anos. Anos depois, dois co-autores do estudo reuniram os resultados e descobertas e os transformaram em um livro chamado The Fertility Diet: Groundbreaking Research Reveals Natural Ways to Boost Ovulation and Improve Your Chances of Getting Pregnant – publicado em 2007.

Leia mais