Cegonha Medicina Reprodutiva

Funcionamento : Segunda a Sexta - 08h às 18h
  Contato : 31 2534-2710

Blog do Cegonha: Notícias

post-vasectomia-icsi

Quando é possível reverter a vasectomia e quais as chances de fertilização

Você sabia que a vasectomia pode ser revertida e que após o procedimento ainda existem chances de ter um filho?

Estamos no mês da conscientização e prevenção contra o câncer de próstata, o Novembro Azul, e vários assuntos relacionados à saúde reprodutiva masculina são frequentemente abordados.

Em nossas pesquisas, encontramos um artigo do jornalista Felipe Vieira e resolvemos usá-lo como referência para explicar um pouco sobre um dos procedimentos cirúrgicos urológicos mais realizados pelos homens: a vasectomia.

Leia mais
doação óvulos

Doação de óvulos no Brasil: regulamentações e legislações

Entenda como funcionam as regulamentações e a legislação da doação de óvulos no Brasil

Num tratamento de Reprodução Assistida a doação de óvulos é o processo no qual uma mulher fértil permite que seus óvulos sejam coletados após estimulação ovariana, e que sejam utilizados para que outra mulher, infértil, denominada receptora, possa engravidar.

Leia mais
Jornada Fertitech Reprodução Assistida

I Jornada Fertitech de Reprodução Humana Assistida em BH

Tenha uma visão completa da Medicina Reprodutiva!

Durante o curso serão apresentados os procedimentos que acontecem num laboratório de Reprodução Humana Assistida. Serão abordados conhecimentos referentes à tecnologia empregada na realização dos procedimentos laboratoriais do tratamento da infertilidade, as regulamentações junto à Anvisa e ao CRM, e aspectos da Ética e conduta em Embriologia.
E também, haverá uma orientação sobre como se formar para exercer a embriologia clínica.

A Jornada Fertitech de Reprodução Humana Assistida acontece no dia 20 de outubro de 2018 em Belo Horizonte.

Leia mais
Fertilidade x risco de câncer

O tratamento de fertilidade não aumenta o risco de câncer no útero ou de mama

Os tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, não aumentam o risco de uma mulher desenvolver câncer de útero ou de mama, segundo nova pesquisa.

O estudo não encontrou um aumento geral no risco destes tipos de câncer, mas apontou um leve aumento no risco de câncer de mama não invasivo, e de tumores ovarianos em mulheres que fizeram tratamento de fertilidade.

Leia mais
fertilidade masculina e idade

O tempo não espera por ninguém: o impacto da idade na fertilidade masculina

“Quando pensamos em idade, a biologia humana antecede qualquer discriminação de gênero”, Sarah Norcross, diretora do PET, lembrou a platéia, que se reuniu na semana passada no espaço ornamentado do Royal College of Physicians, em Edimburgo.

Enquanto as mulheres têm um ponto de corte biológico para a fertilidade – a menopausa -, tal ponto não foi definido para os homens.

Consequentemente, o tema da idade e da fertilidade masculina fica aquém na política, na pesquisa científica e na percepção pública. Inspirado por um artigo de 2015 recomendando que todos os homens deveriam congelar seus espermatozóides aos 18 anos (ver BioNews 808), este evento foi um passo significativo para lidar com esses desequilíbrios.

Leia mais
Como proteger sua fertilidade

Com posso proteger a minha fertilidade?

Leia o guia de prevenção que preparamos para você e entenda como é possível preservar a sua fertilidade.

Compreenda o que é a infertilidade, quais os fatores de risco e algumas orientações para prevení-la.

Afinal, o que é a Infertilidade?

Leia mais
depressão e infertilidade

A depressão pode estar associada à diminuição da fertilidade em homens

Homens diagnosticados com depressão podem ter menos chances de conceber um filho, segundo estudo clínico do Instituto Nacional de Saúde dos EUA (US National Institute of Health).

O estudo comparou dados de mais de 1.600 casais submetidos ao tratamento de fertilidade em seis clínicas nos EUA, ajustando os fatores como idade, raça e tabagismo, e excluindo aqueles que realizaram FIV.

Leia mais
movimento da fertilidade

A SBRA promove o Movimento da Fertilidade em várias cidades

Um alerta à população sobre a possibilidade de preservar a capacidade de ter filhos

Com o intuito de conscientizar jovens em idade reprodutiva (20 aos 35 anos), sobre a importância da preservação da fertilidade natural e as limitações do ciclo reprodutivo, a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) promove entre os meses de junho e agosto, em dez cidades do Brasil, o Movimento da Fertilidade #movimentodafertilidade.

Leia mais
Novas regras CFM

Conselho Federal de Medicina anuncia novas regras para uso de fertilização e inseminação no Brasil

O CFM divulgou no dia 09 de novembro de 2017 a atualização das normas para utilização das técnicas de reprodução assistida no Brasil.

De acordo com a Resolução CFM nº 2.168/2017, publicada no Diário Oficial da União, foram editadas regras sobre temas como: descarte de embriões, gestação compartilhada e de substituição.

Dentre as novidades, destaca-se a inclusão de questões sociais na avaliação médica para utilização de RA. Pacientes em tratamento oncológico também foram contemplados.

Leia mais