Cegonha Medicina Reprodutiva

Funcionamento : Segunda a Sexta - 08h às 18h
  Contato : 31 2534-2710

Blog do Cegonha: Notícias

Endometriose versus fertilidade

Como a endometriose pode afetar a sua fertilidade?

A endometriose e a infertilidade estão intimamente relacionadas.

Segundo alguns estudos, entre 30-50% das mulheres com endometriose apresentam dificuldades para conceber. Uma mulher com endometriose tem sua chance de engravidar a cada mês (conhecida como taxa de fecundidade mensal) reduzida para apenas 2-10%, comparada à taxa mensal de fecundidade da população geral, que é 15-20%.

Leia mais
Endometriose o que é

Endometriose? Que doença é esta?

Entenda o que é a endometriose, sua relação com a infertilidade e quais são os tratamentos

A endometriose é uma doença comum em mulheres em idade reprodutiva. Além da dor, a endometriose também pode reduzir a fertilidade.

Leia mais
janeiro verde

Janeiro verde: o mês de prevenir o câncer de colo do útero

Sabia que com um simples exame preventivo é possível se prevenir contra o Câncer de Colo do Útero?

Janeiro é o mês de prevenção do câncer de colo do útero e nada melhor do que se informar a respeito e saber como se prevenir.

Mas afinal o que é esse câncer e como é transmitido?

Leia mais
post-vasectomia-icsi

Quando é possível reverter a vasectomia e quais as chances de fertilização

Você sabia que a vasectomia pode ser revertida e que após o procedimento ainda existem chances de ter um filho?

Estamos no mês da conscientização e prevenção contra o câncer de próstata, o Novembro Azul, e vários assuntos relacionados à saúde reprodutiva masculina são frequentemente abordados.

Em nossas pesquisas, encontramos um artigo do jornalista Felipe Vieira e resolvemos usá-lo como referência para explicar um pouco sobre um dos procedimentos cirúrgicos urológicos mais realizados pelos homens: a vasectomia.

Leia mais
doação óvulos

Doação de óvulos no Brasil: regulamentações e legislações

Entenda como funcionam as regulamentações e a legislação da doação de óvulos no Brasil

Num tratamento de Reprodução Assistida a doação de óvulos é o processo no qual uma mulher fértil permite que seus óvulos sejam coletados após estimulação ovariana, e que sejam utilizados para que outra mulher, infértil, denominada receptora, possa engravidar.

Leia mais
Jornada Fertitech Reprodução Assistida

I Jornada Fertitech de Reprodução Humana Assistida em BH

Tenha uma visão completa da Medicina Reprodutiva!

Durante o curso serão apresentados os procedimentos que acontecem num laboratório de Reprodução Humana Assistida. Serão abordados conhecimentos referentes à tecnologia empregada na realização dos procedimentos laboratoriais do tratamento da infertilidade, as regulamentações junto à Anvisa e ao CRM, e aspectos da Ética e conduta em Embriologia.
E também, haverá uma orientação sobre como se formar para exercer a embriologia clínica.

A Jornada Fertitech de Reprodução Humana Assistida acontece no dia 20 de outubro de 2018 em Belo Horizonte.

Leia mais
Fertilidade x risco de câncer

O tratamento de fertilidade não aumenta o risco de câncer no útero ou de mama

Os tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, não aumentam o risco de uma mulher desenvolver câncer de útero ou de mama, segundo nova pesquisa.

O estudo não encontrou um aumento geral no risco destes tipos de câncer, mas apontou um leve aumento no risco de câncer de mama não invasivo, e de tumores ovarianos em mulheres que fizeram tratamento de fertilidade.

Leia mais
fertilidade masculina e idade

O tempo não espera por ninguém: o impacto da idade na fertilidade masculina

“Quando pensamos em idade, a biologia humana antecede qualquer discriminação de gênero”, Sarah Norcross, diretora do PET, lembrou a platéia, que se reuniu na semana passada no espaço ornamentado do Royal College of Physicians, em Edimburgo.

Enquanto as mulheres têm um ponto de corte biológico para a fertilidade – a menopausa -, tal ponto não foi definido para os homens.

Consequentemente, o tema da idade e da fertilidade masculina fica aquém na política, na pesquisa científica e na percepção pública. Inspirado por um artigo de 2015 recomendando que todos os homens deveriam congelar seus espermatozóides aos 18 anos (ver BioNews 808), este evento foi um passo significativo para lidar com esses desequilíbrios.

Leia mais