Cegonha Medicina Reprodutiva

Funcionamento : Segunda a Sexta - 08h às 18h
  Contato : 31 2534-2710

Blog do Cegonha: Notícias

Novas regras CFM

Conselho Federal de Medicina anuncia novas regras para uso de fertilização e inseminação no Brasil

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou no dia 09 de novembro de 2017 a atualização das normas para utilização das técnicas de reprodução assistida no Brasil.

De acordo com a Resolução CFM nº 2.168/2017, publicada no Diário Oficial da União, foram editadas regras sobre temas como: descarte de embriões, gestação compartilhada e de substituição.

Dentre as novidades, destaca-se a inclusão de questões sociais na avaliação médica para utilização de RA. Pacientes em tratamento oncológico também foram contemplados.

Leia mais
Gravidez Multipla

A Gravidez Múltipla e a Reprodução Humana Assistida

Gravidez Múltipla, porquê acontece? Qual a relação com a Reprodução Assistida?

Apesar de ter diminuído bastante nas últimas décadas, a gravidez múltipla ainda é mais comum que no passado.

Gestação múltipla, o que significa?

A Gestação Múltipla é aquela que gera mais de um bebê simultaneamente, podendo ser gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos e mais bebês.

Leia mais
Planos de Saúde e a Reprodução assistida

Planos são obrigados a fornecer tratamento de reprodução assistida

Planos de saúde são obrigados por lei a fornecer tratamento de reprodução humana assistida à casais que entraram na Justiça

De acordo com notícia publicada na Folha de S.Paulo deste mês, os planos de saúde estão sendo obrigados a fornecer tratamentos de reprodução assistida aos seus conveniados pela Justiça, apesar de não fazer parte do rol de tratamentos da ANS (Agência Nacional de Saúde).

Leia mais
Sindrome de Hiperstimulação Ovariana

O que é Síndrome de Hiperestimulação Ovariana?

Esclareça suas dúvidas sobre a Síndrome de Hiperestimulação Ovariana (SHO)

A síndrome de hiperestimulação ovariana (SHO) é uma resposta excessiva aos medicamentos (em especial as gonadotrofinas injetáveis) usados para o crescimento dos óvulos. Raramente, pode ocorrer como resultado do uso de outros medicamentos, tais como citrato de clomifeno ou hormônio liberador de gonadotropina.

Leia mais
post-riscos-fiv

Quais os riscos da Fertilização in Vitro (FIV)?

Saiba quais são os principais riscos da FIV

A fertilização in vitro (FIV) – método de reprodução assistida em que o esperma e os óvulos são combinados fora do corpo da mulher em ambiente laboratorial. Na FIV um ou mais óvulos fertilizados (embriões) são transferidos para o útero, onde devem se implantar e se desenvolver. Complicações graves causadas por medicamentos e procedimentos da FIV são raras, mas como todo tratamento clínico, podem ocorrer. Esse artigo irá discutir os riscos mais comuns.

Leia mais
post-adocante-artificial

Adoçantes artificiais podem reduzir a fertilidade

O uso de adoçantes artificiais na dieta podem afetar negativamente as chances de sucesso na FIV

Adoçantes artificiais encontrados em refrigerantes podem reduzir a fertilidade feminina, sugere um estudo.

Pesquisas apresentadas no Congresso Científico da American Society for Reproductive Medicine (ASRM) mostram que adoçantes artificiais e açúcar encontrados nas dietas das mulheres podem afetar negativamente suas chances de sucesso na FIV. No entanto, os especialistas dizem que as conclusões não devem ser elaboradas até que todos os detalhes do estudo estejam disponíveis.

Leia mais
post virus e infertilidade

Descoberto um vírus ligado à infertilidade inexplicada em mulheres

Um vírus pouco conhecido foi encontrado no útero de cerca de metade das mulheres com infertilidade inexplicada, revelou estudo.

Segundo os resultados, se confirmados, podem potencialmente levar a tratamentos antivirais para cerca de 25% das mulheres cuja infertilidade não tem uma explicação clínica.

Pesquisadores da Universidade de Ferrara, Itália, examinaram os úteros de 30 mulheres com infertilidade primária inexplicável e compararam-os com 36 controles, cada um dos quais tinham tido pelo menos uma gravidez bem sucedida.

Leia mais
Nova Técnica de Criopreservção

O bem sucedido crescimento de óvulos em paciente com câncer

Uma menina de dois anos de idade, tornou-se a pessoa mais jovem a ser submetida a uma nova técnica que pode preservar a sua fertilidade após a quimioterapia.

A garota é a mais nova entre os 23 pacientes com câncer com idades entre 02 e 31 anos, que participaram de um estudo piloto para remoção de tecido ovariano e óvulos imaturos para Criopreservação.

Leia mais
Gravidez e zika vírus

Esclareça suas dúvidas sobre a gravidez em tempos de Zika

Informação de qualidade pode salvar vidas!

A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida em parceria com outras sociedades apoiadoras criou a Campanha “Gravidez em tempos de Zika” para informar as pessoas sobre os cuidados e dúvidas relacionadas ao assunto.

O objetivo da campanha é levar informações de qualidade e cientificamente comprovadas para ajudar as pessoas  que querem engravidar no seu melhor momento de vida e também salvar vidas.

Leia mais
estudo-fiv-cancer

Estudo mostra que a FIV não aumenta o risco de ter câncer de mama

O risco de câncer de mama não aumenta com a Fertilização in Vitro (FIV)

Segundo notícia publicada no EM Internacional, estudo realizado na Holanda e publicado no dia 19/07/2016 pela revista médica americana Journal of the American Medical Association (JAMA), concluiu que a fertilização in vitro (FIV) não aumenta o risco, nas mulheres, de sofrer de câncer de mama.

Leia mais