Cegonha Medicina Reprodutiva

Funcionamento : Segunda a Sexta - 08h às 18h
  Contato : 31 2534-2727

Endometriose? Que doença é esta?

Entenda o que é a endometriose, sua relação com a infertilidade e quais são os tratamentos

A endometriose é uma doença comum em mulheres em idade reprodutiva. Além da dor, a endometriose também pode reduzir a fertilidade.

As causas da infertilidade em mulheres com endometriose podem variar desde distorções anatômicas, devido a aderências e fibroses, até anormalidades endócrinas e distúrbios imunológicos. Em alguns casos, os vários distúrbios fisiopatológicos parecem interagir através de mecanismos até agora não totalmente compreendidos.

Há controvérsia se a cirurgia deve ser oferecida como uma opção de tratamento na infertilidade associada à endometriose. O tratamento médico ou hormonal por si só tem pouco ou nenhum efeito e só deve ser usado em conjunto com a tecnologia de Reprodução Assistida (RA).

Dos vários métodos de RA, a Inseminação Intra-uterina, devido à sua simplicidade, pode ser recomendada em mulheres com endometriose peritoneal mínima ou leve, embora a inseminação possa produzir uma taxa de sucesso menor que em mulheres sem endometriose.

A fertilização in vitro (FIV) é uma opção de tratamento eficaz em estágios de doença menos avançados, e as taxas de sucesso são semelhantes aos resultados em outras causas de infertilidade. No entanto, mulheres com estágios mais avançados de endometriose têm menores taxas de sucesso com FIV (Tanbo & Fedorcsak, 2017).

É necessário realizar o diagnóstico com um médico especialista para que seja analisado o estágio da doença e realizar o tratamento adequado, sobretudo naquelas mulheres com desejo de engravidar.

A equipe do Cegonha Medicina Reprodutiva, Instituto de Saúde da Mulher (ISM) e do Sigma Ultrassom possuem os melhores profissionais para diagnosticar e tratar a endometriose.

Agende sua consulta. Cuide de você.

Leia também:
Como a endometriose pode afetar a sua fertilidade?
Você sabe como é possível identificar a Endometriose?