Cegonha Medicina Reprodutiva

Funcionamento : Segunda a Sexta - 08h às 18h
  Contato : 31 2534-2727

Sua Fertilidade importa – Iniciativa de Educação em Fertilidade

Uma resenha sobre o vídeo educativo

“Sua fertilidade importa” é um curta-metragem educacional criado pela Iniciativa de Educação em Fertilidade, um grupo especializado da British Fertility Society. A animação é focada no público jovem que tem conhecimento sobre como NÃO engravidar mas que sabe muito pouco sobre os fatores que podem levar a infertilidade.

Embora as escolas tenham se esforçado muito para reduzir as taxas de gravidez na adolescência, na educação dos estudantes sobre assuntos relacionados a drogas, álcool, má nutrição e estilo de vida sedentário, a qualidade dos recursos disponíveis é muitas vezes problemática.

A falta de tempo e oportunidade em um currículo repleto significa que os conselhos sobre escolhas de estilo de vida e saúde podem ser limitados a um PowerPoint genérico disponibilizado durante o horário de tutoria matinal ou em uma reunião escolar anual, enquanto o professor participa de várias outras tarefas ao mesmo tempo.

É difícil, em outras palavras, fazer o suficiente para entregar uma mensagem poderosa para que os jovens levem os conhecimentos para casa e, ainda mais que os absorvam de forma a utilizarem os conhecimentos a seu favor.

Oportunidades para discutir esses tópicos de forma mais aprofundada são inexistentes ou sujeitas a horários inflexíveis e inapropriados. Pior, eles são frequentemente confinados a formatos inadequados e chutados em iniciativas escolares como o Oracy – uma iniciativa nacional que visa incentivar a fala e a compreensão, debater e falar em público através do uso de tópicos de discussão selecionados – sem a necessidade de um conteúdo de alta qualidade que é essencial para um discurso informativo.

Dadas essas limitações, um recurso que oferece uma narrativa bem estruturada em um pacote com o qual os adolescentes possam se relacionar é sempre bem-vindo. Especialmente se também revisar ainda algum conteúdo que tenha sido dado nas aulas de biologia.

Comentários sobre o vídeo

O vídeo apresenta dois estudos de caso utilizando adolescentes fictícios que não se conhecem até chegarem aos 20 anos de idade. Usam situações familiares (uso de drogas recreativas e tabagismo, por exemplo) para mostrar que as escolhas de estilo de vida feitos na juventude podem impactar na fertilidade na vida adulta.O jovem casal acabará tendo que procurar tratamento de fertilização in vitro. Como espectador, deduzi que isso se devia a um conjunto de circunstâncias que reduzia as chances de concepção do casal.

O curta não aborda os muitos problemas clínicos que podem ser um fator importante para causar infertilidade. É possível que deixando isso de lado poderia encorajar os mais jovens e menos informados a adotarem uma abordagem mais simplória sobre a infertilidade, considerando-a como uma condição causada unicamente por escolhas de estilo de vida ruins.

A natureza complexa de muitos problemas de infertilidade nunca poderia ser abordada em um curta-metragem. Talvez isso possa ser um projeto para a Iniciativa de Educação em Fertilidade no futuro.

O curta-metragem contém muita informação útil em menos de quatro minutos. O filme é tem um design atraente, colorido e seus detalhes surgem à medida que ele acontece. Este é um formato que pode ser muito útil para professores das áreas pessoal, social, de saúde e de economia encarregados de apresentar um programa de educação sexual.

A duração do vídeo e a clareza das informações tendem a manter a atenção até do adolescente mais descontente.

A ênfase no autocuidado, na conscientização e na responsabilidade pessoal é uma boa mensagem para a vida e também para o cuidado com a fertilidade.

Assista o vídeo:

Escrito por: Susan Tranfield
Este artigo foi reproduzido com permissão da fonte e publicado originalmente em inglês pela Progress Educational Trust – BioNews, para ler o artigo original por favor acesse:
Video Review: ‘Your Fertility Matters’ – Fertility Education Initiative.

A equipe do Cegonha Medicina Reprodutiva possui os melhores profissionais para os tratamentos de reprodução humana assistida.

Agende sua consulta. Cuide de você.