Cegonha Medicina Reprodutiva

Funcionamento : Segunda a Sexta - 08h às 18h
  Contato : 31 2534-2710

Infertilidade e cancer de prostata

Infertilidade masculina relacionada a um maior risco de câncer de próstata

Homens que, no passado, fizeram tratamento de fertilidade para terem filhos têm um risco maior de desenvolver câncer de próstata, segundo um estudo sueco.

Os pesquisadores descobriram que homens com infertilidade tinham mais chances de serem diagnosticados com o câncer de próstata nos anos após o tratamento de fertilidade, e eram mais propensos a desenvolver a doença em uma idade jovem, quando comparados aos pais que tiveram filhos naturalmente.

“Este grande estudo baseado em registros mostra que homens que têm filhos com reprodução assistida têm um risco aumentado de 30 a 60% de câncer de próstata em comparação com homens que conceberam naturalmente”

, disse o primeiro autor do estudo, Yahia Al-Jebari, na Universidade de Lund, em Malmö, na Suécia.

Ela acrescentou: “Por isso os benefícios do rastreamento do câncer de próstata devem ser considerados para esse grupo”.

O estudo, publicado no British Medical Journal, analisou dados de todos os homens registrados que tiveram filhos entre Janeiro de 1994 e Dezembro de 2014 na Suécia.

Entre quase 1,2 milhões de nascimentos, aproximadamente 3% foram resultado de FIV ou ICSI.

No geral, poucos dos homens no grupo de tratamento desenvolveram câncer de próstata (0,37 por cento no grupo de fertilização in vitro e 0,42 por cento no grupo de ICSI), no entanto, o risco foi aumentado em comparação com o grupo de não tratamento (0,28 por cento). Isso se traduziu em um risco aumentado de 30% com a fertilização in vitro e um risco aumentado em 60% no ICSI de desenvolver câncer de próstata em comparação com homens que não foram submetidos à reprodução assistida.

Além disso, a idade média em que os pais foram diagnosticados foi menor entre os homens que fizeram fertilização in vitro ou ICSI – abaixo de 55 anos, em comparação com uma idade média de 57 anos nos homens que conceberam naturalmente.

É importante ressaltar que os cientistas alertam que os resultados deste estudo não se devem a causa e efeito, mas mais provavelmente sugerem uma causa compartilhada subjacente à infertilidade masculina e ao câncer de próstata.

O professor Allan Pacey, da Universidade de Sheffield, elogiou o uso de big data no estudo para responder a perguntas sobre a saúde reprodutiva masculina. “Talvez todos os homens diagnosticados com um problema de fertilidade na faixa dos 20 e 30 anos devam receber um folheto explicando o que isso pode significar para eles na faixa dos 50 e 60 anos, para que possam estar cientes de possíveis problemas futuros e incentivados a visitar seu médico um pouco mais rápido do que costumam fazer “, disse ele.

Outros foram cautelosos com a idade jovem dos pais no final do estudo (a idade média no acompanhamento foi de 45 anos).

“O câncer de próstata é mais comum em homens com mais de 50 anos. Os homens envolvidos neste estudo eram mais jovens, em média, e, portanto, já têm um risco muito baixo de câncer de próstata”

, alertou Simon Grieveson no Prostate Cancer UK.

“Este estudo precisaria analisar uma faixa etária muito mais ampla para entender completamente se os homens que se submetem ao tratamento de fertilidade têm um risco geral mais alto”.

Ele acrescentou:

“Acreditamos que é importante que todos os homens estejam cientes dos riscos de câncer de próstata, e que homens preocupados com a doença conversem com seu médico. No entanto, casais que consideram o tratamento de fertilidade não devem se deixar levar por esses resultados.

Fontes e Referências:

Male infertility linked to increased prostate cancer risk
Male infertility linked to prostate cancer risk
Men with fertility problems could be at greater risk of prostate cancer
Men with fertility struggles far more likely to develop prostate cancer
Risk of prostate cancer for men fathering through assisted reproduction: nationwide population based register study

Escrito por: Jennifer Frosche
Este artigo foi reproduzido com permissão da fonte e publicado originalmente em inglês pela Progress Educational Trust – BioNews, para ler o artigo original por favor acesse:
Male infertility linked to higher risk of prostate cancer.

A equipe do Cegonha Medicina Reprodutiva possui os melhores profissionais para os tratamentos de reprodução humana assistida.

Agende sua consulta. Cuide de você.

Compartilhe: