Cegonha Medicina Reprodutiva

Funcionamento : Segunda a Sexta - 08h às 18h
  Contato : 31 2534-2710

dna dos espermatozoides

DNA do espermatozóide coletado diretamente dos testículos de homens inférteis é saudável

O DNA do espermatozóide retirado diretamente dos testículos de homens inférteis é tão saudável quanto o DNA de espermatozóides ejaculado por homens férteis, sugere um novo estudo.

A partir do momento que os espermatozóides de homens inférteis deixam os testículos e são ejaculados, ocorre um aumento significativo de DNA danificado, sugerem os pesquisadores.

“O que isso significa é que o DNA dos espermatozóides dos testículos de homens inférteis é de melhor qualidade do que o DNA dos espermatozóides ejaculados”,

disse Sheena Lewis, professora emérita da Queens University em Belfast.

“Isso abre o caminho para a obtenção de espermatozóides diretamente dos testículos de homens que possuem o DNA dos espermatozóides ejaculados altamente fragmentados e que tiveram ciclos anteriores de tratamento sem sucesso”.

Cientistas do Reino Unido analisaram os espermatozóides coletados diretamente dos testículos de 63 homens inférteis que não tiveram sucesso com o tratamento de ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozóides) e amostras ejaculadas.

A equipe também examinou espermatozóides ejaculados de 76 voluntários férteis.

O DNA do espermatozóide foi analisado quanto a danos, em particular para quebras nas fitas simples ou duplas do DNA.

“Quando analisamos os espermatozóides ejaculados, descobrimos que a extensão do dano ao DNA dos espermatozóides era muito maior em homens inférteis do que em homens férteis, com aproximadamente 15% em homens férteis, mas 40% em homens inférteis”,

disse o pesquisador Jonathan Ramsay, consultor urologista no Imperial College London.

“O que não esperávamos era a consistência desses resultados quando analisamos os espermatozóides coletados diretamente dos testículos de homens inférteis, descobrimos que era de qualidade semelhante aos espermatozóides ejaculados de homens férteis”.

O estudo foi apresentado em um Congresso da European Association of Urology (EAU) em Barcelona, Espanha.

O Professor Maarten Albersen, da UV Leuven, na Bélgica, e membro do Gabinete do Congresso Científico da EAU, disse que os resultados podem ajudar na “tomada de decisões” sobre usar ou não espermatozóides retirados diretamente dos testículos ou da ejaculação “a fim de aumentar as taxas de sucesso da fertilização assistida em homens inférteis com sinais de danos no DNA”.

Ele acrescentou:

“No entanto, a melhora nas taxas de fertilização e na taxa de sucesso na gravidez precisam ser confirmadas antes da adoção dessa alternativa.”

Fontes e Referências:

Discovery That Infertile Men Produce Healthy Sperm Reveals Key to Treatment
Inverse | 18 March 2019
DNA of sperm taken from testicles of infertile men ‘as good as sperm from fertile men’
EurekAlert | 16 March 2019
Sperm of infertile men is healthy before it begins journey out of body, major breakthrough finds
Daily Telegraph | 17 March 2019

Escrito por: Shaoni Bhattacharya
Este artigo foi reproduzido com permissão da fonte e publicado originalmente em inglês pela Progress Educational Trust – BioNews, para ler o artigo original por favor acesse:
Sperm DNA taken directly from testes of infertile men is healthy.

A equipe do Cegonha Medicina Reprodutiva possui os melhores profissionais para os tratamentos de reprodução humana assistida.

Agende sua consulta. Cuide de você.

Compartilhe: