Cegonha Medicina Reprodutiva

Funcionamento : Segunda a Sexta - 08h às 18h
  Contato : 31 2534-2727

A depressão pode estar associada à diminuição da fertilidade em homens

Homens diagnosticados com depressão podem ter menos chances de conceber um filho, segundo estudo clínico do Instituto Nacional de Saúde dos EUA (US National Institute of Health).

O estudo comparou dados de mais de 1.600 casais submetidos ao tratamento de fertilidade em seis clínicas nos EUA, ajustando os fatores como idade, raça e tabagismo, e excluindo aqueles que realizaram FIV.

Os 34 homens com depressão que participaram da pesquisa demonstraram ter 60% menos chances de ter bebês durante o período de estudo do que aqueles sem a doença.

Por outro lado, as mulheres que tinham depressão, mas que não tomavam antidepressivos, não estavam menos propensas a conceber um bebê vivo, descobriu o estudo. Mas as mulheres submetidas ao tratamento com antidepressivos, demonstraram maiores chances de terem um aborto espontâneo.

Os pesquisadores sugeriram várias razões possíveis para essas diferenças, incluindo a disfunção erétil ou sexual ou uma diminuição na qualidade do esperma entre os homens com depressão. Estudos anteriores mostram uma conexão entre o uso de antidepressivos e a infertilidade masculina. No entanto, os homens que participaram deste estudo – que usaram dados mais refinados para as mulheres – não foram monitorados quanto ao uso de antidepressivos.

O estudo, publicado na revista científica Fertility and Sterility, combinou dados de dois ensaios clínicos anteriores, para tentar analisar os efeitos da depressão masculina e feminina em resultados de gravidez sem FIV. Tanto os homens como as mulheres de cada casal que pretendiam ter filhos preencheram um questionário de anamnese da depressão e foram depois monitorizados para nascimento de bebês vivos, gravidez e abortos no primeiro trimestre.

“Nosso estudo fornece aos pacientes com infertilidade e seus médicos novas informações a serem consideradas ao tomar decisões de tratamento”, disse a autora Esther Eisenberg, do Instituto Nacional Eunice Kennedy Shriver de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano em Rockville, Maryland, que financiou a pesquisa.

Escrito por: Melanie Krause
Este artigo foi reproduzido com permissão da fonte e publicado originalmente em inglês pela Progress Educational Trust – BioNews, para ler o artigo original por favor acesse:
Depression linked to lower fertility in men.