Cegonha Medicina Reprodutiva

Funcionamento : Segunda a Sexta - 08h às 18h
  Contato : 31 2534-2710

homens de 50 e a fertilidade

Homens na casa dos 50 têm menos chances de sucesso no tratamento de fertilidade

As chances de sucesso com o tratamento de fertilidade usando FIV ou ICSI diminui se o homem tiver mais de 51 anos, de acordo com um novo estudo.

Relatório do Encontro Anual 2019 da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia em Viena.

A análise, de aproximadamente 5000 ciclos de FIV / ICSI, sugeriu que este era o caso, independentemente da idade da mulher.

“Pode ser um senso comum que a fertilidade masculina independe da idade”

, disse Guy Morris, do Centro de Saúde Reprodutiva e Genética (CRGH), em Londres, onde o estudo retrospectivo foi realizado.

“Histórias de celebridades que são pais com mais de 60 anos podem dar uma perspectiva distorcida sobre os riscos potenciais de retardar a paternidade.”

Ele apresentou o estudo no Encontro Anual da Sociedade Europeia para Reprodução Humana e Embriologia, em Viena, Áustria.

A equipe de pesquisa do CRGH e da University College London analisou os registros de 4271 homens, em casais que foram submetidos a 4833 ciclos de tratamento de fertilização in vitro e ICSI entre 2009 e 2018. Esses casais estavam sendo tratados por diversas causas de infertilidade.

O estudo mostrou que somente 42% dos homens com mais de 51 anos alcançaram os valores padrão de referência de sêmen da Organização Mundial de Saúde, em comparação com 61% dos homens com idade inferior.

Enquanto a taxa de gravidez diminui com a idade para mulheres acima de 35 anos, isto também é verdadeiro – independentemente da idade materna – com o aumento da idade paterna.

Os especialistas não ficaram surpresos com o resultado.

“A qualidade do esperma dos homens diminui com a idade”

, disse a professora Sheena Lewis, da Queen’s University Belfast e Examenlab.

“É por isso que todos os bancos de esperma possuem um limite de idade para os doadores – geralmente 45 anos”.

Ela acrescentou:

“Devemos esquecer esse mito de que homens podem ter filhos em qualquer idade. Pode levar mais tempo e a saúde na infância pode ser afetada.”

“Esse estudo ressalta novamente que os homens não estão imunes ao impacto do envelhecimento biológico no que diz respeito à fertilidade, embora esse impacto negativo chegue depois do que acontece nas mulheres”

, disse o professor Ying Cheong, da Universidade de Southampton.

“Nossos dados certamente apoiam a importância de educar os homens sobre sua fertilidade e os riscos de retardar a paternidade”

, disse Morris.

Fontes e Referências:

Scientists urge men to consider banking sperm before 35
One round of chemotherapy doesn’t affect sperm count
Children of older fathers have more medical problems
Sperm quality is seasonal, suggests study
Men are not getting adequate care for infertility

Escrito por: Shaoni Bhattacharya
Este artigo foi reproduzido com permissão da fonte e publicado originalmente em inglês pela Progress Educational Trust – BioNews, para ler o artigo original por favor acesse:
Men in their fifties have reduced success in fertility treatment.

A equipe do Cegonha Medicina Reprodutiva possui os melhores profissionais para os tratamentos de reprodução humana assistida.

Agende sua consulta. Cuide de você.

Compartilhe: