Cegonha Medicina Reprodutiva

Funcionamento : Segunda a Sexta - 08h às 18h
  Contato : 31 2534-2727

Descoberto um vírus ligado à infertilidade inexplicada em mulheres

Um vírus pouco conhecido foi encontrado no útero de cerca de metade das mulheres com infertilidade inexplicada, revelou estudo.

Segundo os resultados, se confirmados, podem potencialmente levar a tratamentos antivirais para cerca de 25% das mulheres cuja infertilidade não tem uma explicação clínica.

Pesquisadores da Universidade de Ferrara, Itália, examinaram os úteros de 30 mulheres com infertilidade primária inexplicável e compararam-os com 36 controles, cada um dos quais tinham tido pelo menos uma gravidez bem sucedida.

Eles encontraram DNA de herpes vírus humano HHV-6 em 43% das pacientes com infertilidade inexplicada, mas em nenhum dos controles férteis. O estudo foi publicado na PLOS ONE.

Pouco se sabe sobre HHV-6A mas está intimamente relacionado com HHV-6B, o que quase todo mundo tem durante a infância. O vírus causa febre de curto-prazo, diarréia e erupções cutâneas. O herpes vírus permanece dormente e pode se reativar mais tarde na vida.

Os pesquisadores também descobriram que mulheres inférteis com HHV6-A tinham níveis mais elevados de células “natural killer” em seu útero em comparação com as mulheres em idade fértil. Células “natural killer” são células imunes que fazem parte da primeira linha de defesa contra a infecção viral, mas podem tornar o ambiente do útero menos propício para um óvulo fertilizado, diminuindo a chance de implantação no revestimento do útero.

Estudos recentes fazem conexão do herpes vírus com a infertilidade masculina mas é a primeira vez que fazem a ligação da infertilidade feminina com o vírus.

“Esta é uma descoberta surpreendente”, disse o professor Anthony Komaroff, da Harvard Medical School, que não esteve envolvido no estudo. ‘Se confirmado, a descoberta tem o potencial para melhorar o resultado para um grande número de mulheres inférteis.’

Escrito por: Dra. Lanay Tierney
Este artigo foi publicado originalmente em inglês pela BioNews, para ler o artigo original por favor acesse:
Virus linked to unexplained infertility in women.